Buzzing on Yahoo Sports

Casca Grossa

[UFC On FOX 3] Raio X: Toquinho x Alan Belcher

Toquinho: embaladoRousimar Toquinho Palhares estará no card principal do UFC On FOX 3, que acontece sábado, nos Estados Unidos. O lutador mineiro radicado no Rio de Janeiro terá pela frente o norte-americano Alan Belcher, e se atestar mais uma vitória (a quarta consecutiva), pode entrar em rota de colisão com o campeão da categoria, o também brasileiro Anderson Silva.

**Siga o Blog no Twitter:@cascagrossablog
***CURTA o Casca-Grossa no Facebook!

A importância do desafio para o lutador nacional se dá pelo nível do jogo elegante e ao mesmo tempo agressivo de Belcher, que vem de uma trinca de resultados positivos na organização e corre por fora para reforçar o nome entre os postulantes diretos ao título.

Toquinho domina como poucos o fundamento das chaves de perna. Com jogo de solo sólido e já famoso pela versatilidade, sabe muito bem aproveitar os momentos oportunos, tanto por cima quanto por baixo, para estabilizar posições, alcançar ângulos precisos e lançar golpes em tornozelos ou joelhos.

Em pé, apesar de ter melhorado visivelmente a aplicação de alguns chutes a esmo (em que se expunha demais aos contragolpes), o atleta mineiro reforçou também pontos importantes de fundamentos, como movimentação evasiva e aplicação de jabs.

Belcher é atleta de timing afiado e movimentação calculada. Coloca bons jabs com objetivo de abrir caminho para chutes nas pernas ou variações de joelhadas. No chão, costuma reveter posições e prefere atuar por cima, com ground and pound rústico e potente.

Com história de vida humilde e repleta de dificuldades que traduzem fielmente o espírito de abnegação típico dos profissionais dos esportes de combate no Brasil, Toquinho recentemente reforçou os aspecto psicológico para evitar alguns 'lapsos de atenção' que por pouco não lhe custaram vitórias importantes.

Contra Nate Marquardt, foi nocauteado após ohar para o juiz e alegar que o oponente havia passado vaselina para escorregar das chaves e torções. Contra Dan Miller, parou para comemorar a vitória sem que o árbitro mandasse parar e com o adversário ainda em seu encalço.

PALPITE: Dois atletas de potência extrema estarão frente a frente. Não haverá muito tempo para estudos. Toquinho tem ferramentas suficientes para neutralizar o padrão de luta de Belcher com a dedicação e intensidade características. Assim, o mineiro deve vencer por finalização dentro da especialidade (chave de perna) no terceiro assalto.

Yahoo! Sports Authors

Yahoo! Sports Blogs

Subscribe

[X]

How to subscribe

Roll over each section to subscribe using or RSS Feed feeds.

Yahoo News offers dozens of RSS feeds you can read in My Yahoo or using third-party RSS news reader software. Click here to find out more about RSS and how you can use it with Yahoo News.