Guia do Campeonato Espanhol 2013/2014

Yahoo Contributor Network

O Campeonato Espanhol começa dia 17 de Agosto e todos os olhares estarão voltados, principalmente, para Real Madrid e Barcelona que novamente serão as duas equipes que vão brigar pelo título. O Real deu uma renovada em seu elenco, alguns jogadores foram vendidos, foram comprados vários espanhóis, jogadores da base ganhando mais espaço e o brasileiro Kaká buscando finalmente brilhar com a camisa branca. O Barcelona manteve a equipe da temporada passada e ainda se reforçou com o craque brasileiro Neymar. O resto das equipes lutam entre si por vagas na Liga dos Campeões, Liga Europa e rebaixamento, mas no geral, será um belo campeonato como sempre.

Futbol Club Barcelona

Já foi campeão nacional? Já (22 títulos).

Principal jogador: Lionel Messi (atacante) é o grande craque da equipe e principal encarregado das melhores jogadas e dos gols. O argentino foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em 2009 e como Bola de Ouro da Fifa em 2010, 2011 e 2012.

Posição na última temporada: campeão.

Promessa: O clube acaba de contratar o brasileiro Neymar (atacante), que já demonstrou muita personalidade e confiança nos amistosos do time e quer fazer sucesso ao lado de Messi e companhia.

Time-base: Víctor Valdés, Daniel Alves, Piqué, Mascherano, Jordi Alba, Sergio Busquets, Xavi, Iniesta, Messi, Alexis Sánchez e Pedro.

Estreia contra o... Levante, jogando em casa.

No campeonato luta... pelo título.

Disputa competição europeia? Sim, a Liga dos Campeões da Europa.

O time catalão conta com praticamente o time base campeão da temporada passada com as estrelas Xavi, Iniesta e Messi. As únicas baixas são o treinador Tito Vilanova que deixou a equipe devido ao seu tratamento contra um câncer na glândula parótida, para seu lugar foi contratado o argentino Tata Martino, e o atacante David Villa que foi vendido ao Atlético de Madrid. O zagueiro capitão Puyol se recupera de lesão e para seu lugar Mascherano é o escalado. A grande contratação do clube para essa temporada foi o atacante brasileiro Neymar que espera fazer uma grande dupla de ataque com Messi. Além de contar com grandes reservas como Fábregas, Adriano e Song, vários jogadores do time de base também tem ganhado espaço, mantendo o Barcelona no mesmo grande nível das últimas temporadas.

Real Madrid Club de Fútbol

Já foi campeão nacional?(32 títulos).

Principal jogador: Cristiano Ronaldo (atacante) é o grande goleador da equipe. Artilheiro do time das últimas temporadas, o português espera continuar no mesmo nível.

Posição na última temporada: vice-campeão.

Promessa: Casemiro (volante) veio emprestado junto ao São Paulo na última temporada e agradou a diretoria que acabou comprando o atleta. Ele mostrou muita disposição e teve boas atuações nos jogos de pré-temporada e pode ser uma das grandes promessas do campeonato.

Time-base: Casillas, Sérgio Ramos, Pepe, Arbeloa, Marcelo, Xabi Alonso, Khedira, Özil, Dí Maria, Cristiano Ronaldo e Benzema.

Estreia contra o... Real Bétis, jogando em casa.

No campeonato luta... pelo título.

Disputa competição europeia? Sim, a Liga dos Campeões da Europa.

Sem nenhuma contratação galáctica até o momento o Real contratou o meia Isco, que estava no Málaga; o volante Illarramendi, revelação da Real Sociedad, e o lateral-direito Carvajal do Bayern Leverkusen. Com a saída do treinador José Mourinho, o time de Madri fechou com o italiano Carlo Ancelotti. As baixas do time são o meia Callejón, o atacante Higuaín e o zagueiro Albiol, vendidos para o Napoli da Itália, além do volante Essien que voltou de empréstimo ao Chelsea e do zagueiro Ricardo Carvalho negociado com o Mônaco.

O Real vem de grande fase até o momento, sem perder nenhum jogo na pré-temporada. Outro destaque fica para o meia brasileiro Kaká que busca nova oportunidade para tentar se firmar titular na equipe e para os jogadores da base, Nacho e Morata, que vem ganhando espaço.

Club Atlético de Madrid

Já foi campeão nacional?(9 títulos).

Principal jogador: David Villa (atacante) é o grande nome do time para essa temporada.

Posição na última temporada: 3º colocado.

Promessa: O jogador Koke (meia) está presente na última lista de convocados da seleção espanhola e espera realizar um grande temporada pelo time de Madri.

Time-base: Courtois, Juanfran, Miranda, Godín, Filipi Luís, Koke, Gabi, Mario, Arda, Diego Costa e Villa.

Estreia contra o... Sevilla, jogando fora de casa.

No campeonato luta... por uma vaga na Liga dos Campeões da Europa.

Disputa competição europeia? Sim, a Liga dos Campeões da Europa.

Com a saída do artilheiro Falcao García vendido para o Monaco da França, a equipe teve que trazer um atacante à altura e o escolhido foi David Villa que será a nova esperança de gols. O time base é praticamente o mesmo que foi campeão da Copa do Rei na temporada passada.

Valencia Club de Fútbol

Já foi campeão nacional?(6 títulos).

Principal jogador: Jonas (atacante) toma o posto de melhor jogador após a saída de Soldado e quer mostrar todo o seu potencial e ser artilheiro do campeonato.

Posição na última temporada: 5º colocado.

Promessa: Hélder Postiga (atacante) foi contratado recentemente e já marcou gol em sua estreia e poderá ser a grande promessa da equipe para a temporada.

Time-base: Diego Alves, Barragán, Victor Ruiz, Mathieu, Cissokho, Banega, Oriol Romeu, Jonathan Vieira, Parejo, Jonas e Hélder Postiga.

Estreia contra o... Málaga, jogando em casa.

No campeonato luta... por uma vaga na Liga dos Campeões da Europa.

Disputa competição europeia? Sim, a Liga Europa.

O Valencia perdeu sua grande estrela, o atacante Soldado, vendido para o Tottenham da Inglaterra, sendo assim, o brasileiro Jonas ganha mais espaço no ataque e ao lado do português Hélder Postiga vai tentar levar a equipe para as primeiras colocações. Recém-contratado, o volante Oriol também espera se firmar entre os titulares.

Club Atlético de Bilbao

Já foi campeão nacional?(8 títulos).

Principal jogador: Benãt (meio-campo) veio do Real Betis e está pronto para fazer história no clube basco.

Posição na última temporada: 12º colocado.

Promessa: Muniain (meia-atacante) tem apenas 20 anos e já tem aparição na seleção espanhola.

Time-base: Irazoiz, Iraola, San José, Balenziaga, Eriza, Iturraspe, Gurpegi, Susaeta, Beñat, Munain e Kike Sola.

Estreia contra o... Valladolid, jogando fora de casa.

No campeonato luta... por uma vaga na Liga Europa.

Disputa competição europeia? Não.

Com a saída do artilheiro Llorente, transferido para a Juventus da Itália, a equipe perdeu muito poder ofensivo e como aposta de substituição foi contratado o atacante Kike Sola vindo do Osasuna. O meio-campo Benãt é o grande nome da equipe para a temporada, o jogador estava no grupo da Espanha que foi vice-campeã da Copa das Confederações.

Málaga Club de Fútbol

Já foi campeão nacional? Não.

Principal jogador: Roque Santa Cruz (atacante) tem muita experiência e passagens por grandes clubes, é a esperança de gols da equipe.

Posição na última temporada: 6º colocado.

Promessa: O polonês Pawlowski (atacante) teve boa atuação em seu primeiro jogo na pré-temporada e pode ser que ganhe chances na equipe.

Time-base: Caballero, Jesús Gámez, Chen, Angeleri, Antunes, Camacho, Duda, Tissone, Morales, Santa Cruz e Portillo.

Estreia contra o... Valência, jogando fora de casa.

No campeonato luta... por uma vaga na Liga Europa.

Disputa competição europeia? Sim, a Liga Europa.

A lista de atletas que deixaram a equipe no final da temporada passada é grande: Saviola, Júlio Baptista, Toulalan, Demichelis, Isco e Joaquín foram as principais perdas, todos eram titulares. Com essas perdas e uma reposição de atletas bem abaixo da qualidade dos anteriores, o Málaga vai tentar no máximo uma vaga na Liga Europa. Outra baixa foi a lesão na clavícula do zagueiro brasileiro Weligton na pré-temporada e deve ficar dois meses sem jogar. O técnico Manuel Pellegrini também deixou a equipe e para seu lugar foi contratado o alemão Bernard Schuster.

Uníon Deportiva Almería

Já foi campeão nacional? Não.

Principal jogador: Óscar Díaz (atacante) é a grande esperança de gols da equipe para essa temporada.

Real Betis Balompié

Já foi campeão nacional? Já (1 título).

Principal jogador: Rubén Castro Martín (atacante) foi artilheiro da equipe na última temporada e espera repetir a dose.

Real Club Celta de Vigo

Já foi campeão nacional? Não.

Principal jogador: O brasileiro Charles Dias (atacante) foi contratado recentemente. Com 32 gols em 44 partidas jogando pela Almería temporada passada, é o principal nome da equipe para a temporada.

Elche Club de Fútbol

Já foi campeão nacional? Não.

Principal jogador: Coro (atacante) é a principal esperança de gols da equipe.

Reial Club Deportiu Espanyol de Barcelona

Já foi campeão nacional? Não.

Principal jogador: Simão (meia) é o principal responsável pelos dribles e criação das jogadas da equipe.

Getafe Club de Fútbol

Já foi campeão nacional? Não.

Principal jogador: Pedro Léon (meio-campo) é o principal articulador das jogadas da equipe.

Granada Club de Fútbol

Já foi campeão nacional? Não.

Principal jogador: O brasileiro Guilherme Siqueira (lateral) é o jogador mais perigoso do time criando jogadas pela esquerda.

Levante Unión Deportiva

Já foi campeão nacional? Não.

Principal jogador: O italiano Acquafresca (atacante) é a esperança de gols da equipe.

Club Atlético Osasuna

Já foi campeão nacional? Não.

Principal jogador: O experiente Puñal (meio-campo) é quem dá o ritmo de jogo para a equipe.

Rayo Vallecano de Madrid

Já foi campeão nacional? Não.

Principal jogador: Adrián (meio-campo) é a esperança na criação de jogadas do time para a temporada.

Real Sociedad de Fútbol

Já foi campeão nacional? Já (2 títulos).

Principal jogador: Carlos Vela (atacante) é muito veloz, tem bons dribles e cria as principais jogadas da equipe.

Sevilla Fútbol Club

Já foi campeão nacional? Já (1 título).

Principal jogador: Marko Marin (meio-campo) veio do Chelsea e é muito veloz e tem bons dribles que ajudarão a equipe a criar jogadas.

Real Valladolid Club de Fútbol

Já foi campeão nacional? Não.

Principal jogador: O experiente Óscar González (meio-campo) é o criador das jogadas.

Villarreal Club de Fútbol

Já foi campeão nacional? Não.

Principal jogador: Giovani dos Santos (meia-atacante) é o grande nome da equipe para a temporada.

View Comments